Atenção Alunos do 3º Ano, Fiquem Ligados !

14 de jun. de 2010


O Enem está chegando e vocês precisam regularizar os documentos principalmente CPF e Identidade.
                     Orientações prof. Jana Beatriz

Disciplina : Juventude Educação e Trabalho .

Estão abertas a partir desta segunda-feira (21/0

Enem abre inscrições nesta segunda. Saiba como se preparar

Fonte:Site último segundo

Professores dão dicas de como o estudante tem de se preparar para a prova, que será realizada em novembro

O Ministério da Educação abre as inscrições para a prova de 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta segunda-feira. Podem se inscrever alunos da última série ou candidatos que já concluíram o ensino médio.
As inscrições vão até 9 de julho e devem ser feitas exclusivamente pela internet. A prova será aplicada em 6 e 7 de novembro e terá 180 questões de múltipla escolha de ciências da natureza, ciências humanas, matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias, além de uma redação.
Prepare-se
A prova, que antes tinha o objetivo de avaliar a qualidade do estudo nesta fase, passou a ser, desde o último ano, classificatória para universidades de todo o País. No início de 2010, 23 universidades federais, 26 institutos federais e duas estaduais ofereceram mais de 47,9 mil vagas utilizando apenas a nota do exame.
No meio do ano, com a mesma nota da prova do ano passado, os candidatos puderam concorrer ainda a mais 16 mil vagas em 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais e um centro federal de educação tecnológica (Cefet). O exame também é pré-requisito para o estudante conseguir uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni) em instituições particulares e a certificação para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de oferecer pontos extras em vestibulares como o da Fuvest e Unicamp.
Leia a seguir um guia de estudos para o Enem.
Conheça a prova
O primeiro passo é conhecer o formato do exame. Desde 2009, a prova passou a ter 180 questões mais a redação. 
Fazendo uma análise geral da prova do último ano, pode-se apontar as seguintes características:
Contexto - Elaborado para testar as habilidades de construção do conhecimento, o Enem - até o ano passado - não costumava exigir que o candidato soubesse fórmulas ou datas de cor. As questões eram baseadas na lógica e os mesmos assuntos permeavam mais de uma disciplina para testar a capacidade de intertextualização do aluno.
O formato continua este, mas a prova do ano passado passou a exigir cada vez mais o conhecimento dos conteúdos para a solução de questões. 

Referências - O exame utiliza textos para servir de referência para as questões. Mesmo as perguntas da área de exatas seguem esta característica. 
Além da leitura dos enunciados, o estudante deve se concentrar na interpretação de gráficos e inforgráficos. “Os gráficos sintetizam referências que muitas vezes não estão no enunciado da questão. O candidato tem de levar todas as informações em consideração”, recomenda Miguel Castro.
Como estudar
Conhecendo bem a prova, o candidato deve se concentrar no conteúdo exigido. Para o professor do cursinho Uninter, uma boa pesquisa na matriz de referência curricular servirá para o candidato como base para conduzir seus estudos. “Essa é uma boa orientação para quem vai estudar sozinho. Consultando a matriz, o estudante consegue ter uma noção do caminho a seguir.”
Miguel Castro alerta para a necessidade de o aluno estar consciente do que acontece no mundo. “Vai se destacar quem lê jornal, revistas, vai ao cinema, informa-se pela internet, quem efetivamente consegue fazer uma leitura da realidade à sua volta.”
A visão clara do mundo servirá ao vestibulando até mesmo para desenvolver a redação. Segundo a professora Vivian D’Angelo Carrera, os temas das redações do Enem costumam girar em torno de problemáticas sociais, as quais o estudante consegue acompanhar pelo noticiário.
Outro ponto bastante importante na execução da prova é com relação ao tempo que o estudante leva para responder às questões. Para a redação, o aluno deve reservar cerca de 50 minutos. "Não tem necessidade de usar mais tempo que isso. Para agilizar, o ideal é ir fazendo um roteiro com as ideias que forem surgindo com a leitura da proposta, ir marcando o que se destaca como tema e já partir para o texto", recomenda Vivian. Cada questão não deve tomar mais do que 3 minutos.
Márcio Haga sugere que o aluno não perca muito tempo em questões que não domina. “Se está tendo dificuldade para responder, pule para a próxima. Mas, quando voltar, o estudante não deve retomar do ponto em que parou, tem de começar a ler desde o início, para não correr o risco de se confundir.”
Vivian sugere ainda que o candidato faça a leitura das questões sublinhando, riscando palavras-chaves, fazendo anotações para entender melhor o enunciado”.
Haga recomenda também que o aluno faça uma pausa a cada 10 questões respondidas. “O aluno pode sair da sala, ir ao banheiro, lavar o rosto. Já foi comprovado que o desempenho melhora se você dá uma pausa de tempos em tempos durante uma prova.” 

O que estudar
Analisando a linha adotada pelo Ministério da Educação (MEC) para formular as provas do Enem nos últimos anos, os professores consultados conseguiram formular uma lista para seguir de guia para seus estudos. Veja as dicas:
Exatas - Para o professor de Física do Cursinho do XI, as fórmulas que os candidatos devem dominar são aquelas relacionadas ao dia-a-dia. “É bem possível que caiam questões ligadas à energia. Questões de energias alternativas, termologia, calorimetria, tudo isso esteve no noticiário neste ano”, aposta Márcio Haga.
Os candidatos também devem encontrar questões de:
- Transformações de unidades
- Porcentagem 
- Probabilidade
- Estatísticas
- Volumes de figuras
- Regra de 3
Biológicas – Haga, baseado nas provas anteriores, acredita que o meio ambiente continuará na berlinda na prova deste ano. O vazamento de petróleo no mar do Golfo do México deve estar entre os tópicos do exame em 2010.
Além disso, questões que envolvam doenças, como elas são transmitidas e como evitá-las também são características do exame. A epidemia de dengue registrada neste ano deve estar entre elas, segundo o professor de Física.
Humanas – Questões da área de Humanas costumam girar em torno de direitos humanos, do menor, do idoso, além de todas as questões sociais que permeiam os noticiários. Levando em conta os fatos ocorridos e previstos para este ano, os professores destacam:
- 20 anos de libertação de Nelson Mandela e questões sociais na África do Sul
- Terremotos e suas consequencias
- Eleições6
Fo

0 comentários: