Reportagem sobre projeto "Escola nas Nuvens"

15 de jul. de 2010


Mais uma vez nossa escola chega na frente! Parabéns a todos os profissionais e alunos.
                Acesse o link: http://www.educacao.es.gov.br/default.asp


Escola Estadual Ávila Júnior concorre ao Prêmio Microsoft Educadores Inovadores
15/07/2010 - 13:10
A Escola Estadual Professor Francisco Coelho Ávila Júnior, em Cachoeiro de Itapemirim, não para de utilizar a tecnologia no seu processo de ensino-aprendizagem, tanto que a instituição está participando mais uma vez do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010: desta vez com o projeto “Escola nas Nuvens. Soluções Inovadoras na Educação”. É a 5ª edição do prêmio que tem como objetivo reconhecer projetos educacionais, que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de todo o Brasil.

No ano passado, a escola foi uma das finalistas do prêmio como escola piloto do projeto “Cachoeiro em Diversas Linguagens”. Os resultados obtidos foram o 3º lugar na categoria educador inovador e 2º lugar na categoria comunidade. Os projetos sempre envolvem todas as disciplinas em que os alunos são os principais atores.

Para este ano, o “Escola na Nuvens” esta sendo desenvolvido na unidade de ensino com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-driver, CDs, DVDs e HDs já que o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenado na internet.

“O projeto visa quebrar fronteiras entre alunos, professores e comunidade escolar. O objetivo é melhorar o ensino com programas, conceitos e serviços da internet e de softwares, de forma dinâmica e colaborativa, porque assim rompemos a distância do aprendizado da escola e trazemos soluções inovadoras para a educação”, ressalta a professora de Língua Portuguesa, Adriana Silva de Oliveira.

A professora ainda explica que o projeto também está ligado a unificar estudantes e educadores por meio do blog da escola (escolaavilajunior.blogspot.com). “Com o nosso blog, todos tem a oportunidade de acompanhar as tarefas, projetos, curiosidades, exercícios que são dados pelos professores. Além de incluir a família no acompanhamento da vida escolar de seus filhos. Pensando nos pais, nós também colocamos um link direto para o site da Sedu que possibilita vizualizar o Boletim Eletrônico.”

De acordo com Adriana, utilizar redes sociais e serviços da internet contribuem bastante no ensino-aprendizagem. “As atividades se tornam mais dinâmicas. Não dá mais para separar a educação da tecnologia. Estamos mostrando que a utilização de novas tecnologias em sala de aula, com responsabilidade, geram ótimos resultados. Temos que aproveitar a ajuda do Governo, que cede muito material, pois este tipo de trabalho vale a pena e dá muito certo”, conclui a professora.

Conheça as redes sociais da escola

http://escolaavilajunior..blogspot.com/
http://www.flickr.com/photos/escolaavila
http://www.youtube.com/user/escolaavila
http://twitter.com/escolaavila
http://www.conteudoseducacionais.com.br/parceiros_conteudos.asp
Divulgação e premiação

Doze projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do prêmio, que será realizada em São Paulo, no mês de agosto. Os melhores trabalhos serão premiados com um notebook. Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à Educação Básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em um país da América Latina a ser definido pela organização. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.

O Prêmio Educadores Inovadores conta com três etapas. A premiação é dividida entre Ensino Básico e Ensino Técnico. Os inscritos para Ensino Básico concorrerão em três categorias: Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração e Inovação em Conteúdo, além da categoria Educador Inovador, cujos vencedores serão escolhidos pelo voto popular e para qual serão classificados automaticamente os finalistas nas categorias de Ensino Básico. Já no Ensino Técnico podem concorrer professores de disciplinas da área de Tecnologia da Informação na categoria Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas.

A votação popular deve ser realizada no site do Prêmio – www.educadoresinovadores.com.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kisandrade@sedu.es.gov.br
Texto: Kárita Iana

0 comentários: