Dicas para um bom planejamento pedagógico com tecnologia- Por Educadores Inovadores quarta-feira janeiro 4, 2012

6 de fev. de 2012


Época de férias escolares é o melhor momento para estruturar um bom planejamento pedagógico. É nesse período que gestores, coordenadores e professores alinharão a proposta curricular com os objetivos disciplinares da instituição.
Assim como um projeto de construção de um empreendimento, diversos fatores deverão ser levados em conta, como a que fim se destina o imóvel, público que utilizará o espaço, ligando diversos profissionais para que esse planejamento aconteça conforme foi projetado. Pensando nesse aspecto, essas diversas áreas precisam se comunicar, trocar experiências, sugerir novas medidas.
Seu currículo deve se adaptar às condições, ou seja, nada mais que definir todas as atividades conforme o contexto escolar e às realidades locais. É também nessa hora que todos deverão revisar sua metodologia e ver quais pontos poderia ser inovados, aceitando as sugestões de colegas e também acompanhando o universo dos jovens. Aliás, surge a necessidade de adaptar o modo como educa, em um mundo cada vez mais tecnológico, para que seu empreendimento, assim como na construção, tenha sucesso, resultando no conteúdo aprendido.
Em nossas redes, diversas vezes falamos dos casos de sucesso daqueles educadores que planejaram diferente, pensando em uma educação inovadora, que conseguem tirar proveito da facilidade e disponibilidade tecnológica dos jovens sendo verdadeiros parceiros na aprendizagem, como o caso da educadora Adriana Oliveira com seu exemplo de inovação da comunidade escolar, da tutora Kelley Carvalho Monteiro de Oliveira que conseguiu capacitar mais de 400 alunos em menos de 4 meses com o Programa Aluno Monitor, da educadoraLuciana Maria Depieri Branco Freire () que criou o projeto “Despertando Talentos” para crianças portadoras de alguma deficiência ou não, no interior de São Paulo, assim como o caso da professora Sandra Maria Saragoça Decembrino Caldas que foi vencedora da Etapa Mundial do Prêmio Educadores Inovadores, em Washington nos EUA, mostrando ao mundo o seu trabalho feito para ressocializar meninas entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativas de internação, utilizando tecnologia.
Mostre que você é capaz de criar projetos inovadores na educação, utilizando recursos tecnologógicos. Caso não saibam por onde começar, veja nossa sugestão que disponibilizamos em nosso site Conteúdos Educacionais e implante sua ideia em sua escola. Pense para seu planejamento pedagógico deste ano novas metodologias com tecnologia aplicada à educação.
Bom planejamento e até a próxima!


0 comentários: